Tipos de Artigos

O Brazilian Journal of Forensic Sciences - BJFS, vinculado ao Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ, da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, é uma revista científica eletrônica, sem fins lucrativos, que apresenta como objetivos: publicar resultados de pesquisas científicas relacionadas ao campo de atuação das ciências forenses, bioética, direito médico, odontológico e da saúde e veicular informações diversas que tenham como objetivo colaborar com o desenvolvimento das ciências forenses e áreas afins.

O Brazilian Journal of Forensic Sciences publica as seguintes categorias de artigos:
I – Artigos Originais – são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados, bem como pesquisas interpretativas e formulações discursivas de efeito teorizador.

II – Cartas ao Editor – inclui cartas que visam discutir artigos recentes, publicados na Revista, ou relatar pesquisas originais ou achados científicos significativos.

III - Estudo teórico - análise de construtos teóricos das ciências forenses ou áreas correlatas, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas.

IV – Comunicações Breves ou Relatos de Caso – são estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes para o campo das ciências forenses, bioética, direito médico, odontológico e da saúde e áreas afins.

V – Revisões – avaliação crítica sistematizada da literatura.
a) Revisão Sistemática – utiliza método de pesquisa conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos. Objetiva responder a uma pergunta específica de relevância para o campo das ciências forenses, bioética, direito médico, odontológico e da saúde e áreas afins. Descreve detalhadamente o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a sua seleção e inclusão na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese). As premissas da revisão são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados.
b) Revisão Integrativa – utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área particular de estudo, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão dos estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

VI - Resenhas – trata-se de análise de obra recentemente publicada.

VII - Editorial - os autores são convidados a fazerem o Editorial de um dado número da revista.

O BJFS é Open Access.

         
Não são cobradas taxas para publicação tampouco para acesso dos artigos.